thais

Thais França

Thais França coordenada o projeto SAGE19 e actualmente é investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos do Instituto de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (CIES, ISCTE-IUL). Tem experiência na área de investigação dos estudos de género, migrações, mobilidade académica e estudantil, estudos pós-coloniais e desigualdades sociais. Coordenou o projeto de investigação Scientific Mobility to and from Portugal: Production and Circulation of Knowledge in Highly-Skilled Immigration (2008-2013) financiado pela FCT.  É professora auxiliar convidada do Mestrado Ciências do trabalho de Relações de laborais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Beatriz Padilla

Beatriz Padilla ingressou no Departamento de Sociologia da University of South Florida em 2018, após residir em Portugal durante 16 anos, onde foi Professora Associada de Investigação no ISCTE-IUL, Professora Associada na Universidade do Minho e Investigadora Sénior no CIES- IUL, onde ainda continua como Investigadora. Em 2020, tornou-se Diretora Interina do Institute for the Study of Latin America and the Caribbean na USF e co-presidente da International Migration Section of the Latin American Studies Association (LASA). Como uma Académica da Migração Global, o seu trabalho inclui imigração, diversidade, raça/etnia, género, saúde e políticas públicas. Coordenou vários projetos de investigação, incluindo iniciativas Transatlânticas como a GOVDIV (Multilevel Governance of Cultural Diversity in a Comparative Perspective: EU-Latin America).

Beatris Padilla 800x800
Filipa Godinho

Filipa Godinho

Filipa Godinho é licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL desde 2017. Em 2019 concluiu o mestrado em Sociologia também no ISCTE-IUL com uma dissertação sobre género e infância. Entre 2019 e 2020 participou no projeto TRANSRIGHTS – Gender citizenship and sexual rights in Europe: Transgender lives from a transnational perspective. Em 2020 iniciou o doutoramento no programa inter-universitário Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (OpenSoc). Actualmente integra a equipa de investigação do projeto SAGE19: Scientific and Academic Gender (in)equality during Covid19.

Ana Alexandre Fernandes

Ana  Alexandre Fernandes, é doutora em sociologia, agregada em demografia e Professora Catedrática no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Ulisboa. Coordena as cadeiras de demografia e os cursos de Mestrado em Gerontologia Social e Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde. Tem coordenado e participado em projectos nacionais e internacionais e tem desenvolvido trabalho de investigação nas áreas do envelhecimento demográfico, saúde e género, e migrações. Tem publicações nacionais, tais como “Velhice e sociedade” (1997), “Questões demográficas” (2008) e “A (Re)forma das Reformas” (em co-autoria) (2016) e internacionais como “Gender disparities in health and health care: results from the Portuguese national health interview survey” (2012), “Gender equity in treatment for cardiac heart disease in Portugal” (2010), ou ainda Health and Migration in the European Union: Better Health for all in an inclusive society (2009), ou “Developping an approach for research and policies on migration, health and ageing” (2012).

ana 800x800
Mara Vicente 800x800

Mara Vicente

Doutoranda em Sociologia, tem desenvolvido investigação sobre a avaliação do desempenho nas carreiras docentes do ensino superior, bem como nas carreiras gerais da administração pública. Participou também em projetos de investigação sobre o (in)sucesso e o abandono no ensino superior. Os seus interesses de pesquisa integram ainda as desigualdades de género nas estruturas organizacionais, tendo feito uma publicação sobre esta problemática.

 

Link CV: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/mara-vicente/cv

Email: Mara_Alexandra_Vicente@iscte-iul.pt

Lígia Amâncio

Lígia Amâncio é licenciada em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII e doutorada em Sociologia pelo ISCTE, onde fez o seu percurso académico e foi nomeada professora emérita em 2019. A sua carreira de investigação centrou-se no estudo dos processos de construção social do masculino e do feminino e das suas implicações para a discriminação baseada no género, com particular destaque para a integração das mulheres na política e nas profissões da ciência, da medicina, da magistratura e da política. Entre outros projetos integrou a equipa responsável pelo primeiro inquérito à comunidade científica portuguesa (resultados publicados em 1992), participou na equipa portuguesa dos inquéritos Família e Género do ISSP de 2004 e 2014 e coordenou a equipa do projeto SAGE (Systemic Action for Gender Equality, 2016-2019), financiado pelo H2020. Foi Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres de 1996 a 1998, membro do Conselho Consultivo Europeu para a Investigação de 2001 a 2004 e Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de 2006 a 2012.

 

Link CV: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ligia-barros-queiroz-amancio/cv

E-mail: ligia.amancio@iscte-iul.pt

Lígia Amâncio_800x800